TIPOS DE FRAÇÕES

10/01/2020

Uma fração nada mais é do que uma divisão entre dois números inteiros que representa uma parcela ou porção de um todo. Entre os tipos de frações mais conhecidos, estão as chamadas frações próprias, impróprias, mistas e aparentes.

 

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Vamos a mais um texto sobre matemática básica, que trata especificamente das famosas frações. Apesar de parecer um conteúdo simples, a verdade é que as frações podem nos dar uma rasteira quando não sabemos trabalhar com elas. Por isso, faremos hoje um apanhado geral sobre os tipos de frações. Vamos descobrir juntos quando uma fração é considerada própria, imprópria, mista ou aparente.

Beleza, pessoal? Então, é hora de partir para o estudo das frações. Venham comigo!

 

1. O QUE É UMA FRAÇÃO?

caderno em que aparece a fração a/b onde a é o numerador e b é o denominador

Uma fração é um número racional que representa partes de um todo. Sem a existência das frações, jamais poderíamos descrever quantidades tais como a que aparece no círculo abaixo.

círculo dividido pela metade onde uma das partes é pintada

Notem que o círculo não está colorido inteiramente, mas está dividido pela metade. Pois então, uma fração nada mais é do que uma divisão entre dois números, em que o dividendo é chamado de numerador e indica quantas partes do todo foram tomadas e o divisor é conhecido como denominador e indica o total de partes iguais que o inteiro fora dividido.

da fração 1/2 se diz que em uma divisão de 2 partes uma parte foi tomada

Agora que vocês já sabem como uma fração é formada e o que ela representa, vamos conhecer os 4 tipos de frações como os quais vocês podem se deparar daqui pra frente. Vem comigo!

 

2. TIPOS DE FRAÇÕES

papel milimetrado onde são desenhados alguns tipos de frações

 

2.1 Frações Próprias

quadrado dividido em 4 partes onde 1 parte é pintada formando uma fração própria

As frações são consideradas próprias quando o valor numérico do numerador é menor que o do denominador, ou seja, quando a fração representa um número menor que um inteiro. Abaixo, seguem mais alguns exemplos de frações próprias:

11 frações próprias

 

2.2 Frações Impróprias

2 quadrados são divididos em 4 partes e 5 delas são pintadas formando uma fração imprópria

As frações são consideradas impróprias quando o valor numérico do numerador é maior que o do denominador. Frações impróprias sempre representam um número maior que um inteiro. Acompanhem comigo alguns exemplos deste tipo de fração.

11 frações impróprias

 

2.3 Frações Mistas

2 quadrados são divididos em 4 partes e 5 delas são pintadas formando um número misto

As frações mistas, também conhecidas como números mistos, são uma segunda maneira de representar as frações impróprias. Vimos no item anterior, que as frações impróprias sempre representam um número maior que um inteiro. Isso acontece porque elas são formadas pela soma entre uma parte inteira e uma fração própria.

Reparem na imagem acima. Temos 2 quadrados divididos em 4 partes. No primeiro quadrado todas as 4 partes foram pintadas, enquanto no segundo, apenas 1 parte foi pintada. Isso significa que a fração 5/4 é formada pela soma entre a fração 4/4 e a fração ¼. Mas se ao invés de somarmos ambas as frações, gerando como resultado uma fração imprópria, nós representássemos a fração 4/4 como uma parte inteira, teríamos o número misto 1 ¼.

11 números mistos

Portanto, pessoal, sempre que vocês encontrarem um número inteiro ao lado de uma fração, tal como mostram os exemplos acima, sem qualquer sinal de soma, subtração, multiplicação ou divisão entre os mesmos, não tenham dúvidas de que se trata de um número misto. Aí é só lembrar que para reescreve-lo na forma de fração imprópria, deve-se somar a parte inteira com a parte fracionária. Jamais, eu disse JAMAIS multipliquem essas duas partes!

Assim como podemos obter uma fração imprópria a partir de um número misto, também podemos fazer o processo contrário. No próximo item, nós vamos estudar a conversão de fração imprópria para número misto e vice-versa. Sigam comigo!

 

2.3.1 Como transformar uma fração imprópria em um número misto?

esquema que mostra a conversão de número misto para fração imprópria e vice versa

Transformar uma fração imprópria em um número misto é muito simples, pessoal! Basta dividir o numerador da fração pelo seu denominador. Sendo o numerador o dividendo e o denominador o divisor da operação de divisão, a “fórmula” do número misto resultante é dada por:

Formato do número misto a partir da divisão de uma fração

Querem ver como dá certo? Então vamos reescrever a fração 7/4, que é uma fração imprópria, em forma de número misto. Reparem só na operação de divisão abaixo:

Divisão entre 7 e 4 que gera 3 como resto e 1 como quociente formando o número misto 1 3/4

Agora, digamos que vocês se deparassem com o número misto 1 ¾, e desejassem reescrevê-lo na forma de fração imprópria. Para chegar à fração 7/4, bastaria somar a parte inteira, 1, a fração própria ¾.

Soma entre o inteiro 1 e a fração 3/4 gera a fração 7/4

Tranquilo, não é, pessoal? No próximo item, nós vamos conhecer mais uma variação das frações impróprias. Vem comigo!

 

2.4 Frações Aparentes

2 círculos são divididos em 4 partes e todas as 4 partes foram pintadas gerando uma fração aparente

As frações aparentes são frações impróprias que representam um número inteiro, ou seja, nas frações aparentes, o numerador é múltiplo do denominador.

11 frações aparentes

Beleza, pessoal? Agora que vocês já conhecem todos os tipos de frações, podemos finalizar esse texto com alegria! Espero que as diferenças entre os 4 tipos de frações apresentados tenham ficado evidentes, e que vocês possam utilizar esses conceitos durante a vida toda!

Além dos tipos de frações, também é importante conhecer as frações equivalentes e como realizar a simplificação de frações e a redução de frações a um mesmo denominador. Por isso, convido vocês a assistirem o vídeo que deixo em anexo logo abaixo. Nele, eu falo sobre os tipos de frações e ainda dou uma palhinha sobre os temas que acabei de citar.

E para encerrar, quem gostou do texto, pode aproveitar e conhecer a plataforma do Professor FerrettoClique aqui para saber como ela funciona!

Conheça a plataforma

Deseja ter uma preparação completa em matemática e ciências da natureza? Então conheça os planos e cursos da plataforma do Professor FerrettoClique aqui e vem com a gente garantir a sua vaga no ensino superior!

Conheça os planos

Um abração a todos, bons estudos, e até mais!