FATORIAL

19/09/2019

O fatorial de um número natural n é o produto dos números naturais consecutivos de 1 até n. O fatorial é representado por um ponto de exclamação (!), e costuma ser muito utilizado nas operações da análise combinatória, tais como arranjo, combinação e permutação.

 

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Estamos aqui hoje para falar de um assunto simples, mas de extrema importância, principalmente para a análise combinatória. Se vocês já viram algum número acompanhado de um ponto de exclamação, é porque já conhecem a estrela deste texto: o fatorial! Vamos estudar a definição de fatorial, alguns conceitos importantes sobre o assunto e também as chamadas equações fatoriais, muito cobradas nos vestibulares mais tradicionais do país.

Certo, pessoal? Então, vamos conhecer a definição de fatorial. Vem comigo!

 

1. DEFINIÇÃO DE FATORIAL

ponto de exclamação é o símbolo do fatorial

Seja n um número natural, com n ≥ 2. Define-se o fatorial de n, representado por n!, por meio da relação:

n! = n · (n – 1) · (n – 2) · … · 3 · 2 · 1

Então, pessoal, sempre que um ponto de exclamação aparecer ao lado de um número, significa que na verdade esse número é o produto dele mesmo por todos os seus antecessores naturais até o número 1. Vamos ver alguns exemplos para que a ideia fique mais clara:

2! = 2 x 1 = 2

3! = 3 x 2 x 1 = 6

4! = 4 x 3 x 2 x 1 = 24

5! = 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120

6! = 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 720

7! = 7 x 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 5040

Tomando como exemplo o 6!, reparem que o produto que gera seu valor começa com o próprio 6 e segue com números naturais cada vez uma unidade menores, até chegar em 3 vezes 2 vezes 1, conforme manda a definição.

Agora, vamos ver se vocês repararam em um detalhe muito interessante que pode nos ajudar a resolver questões que envolvem frações com fatoriais. Sigam comigo!

 

DETALHE IMPORTANTE

Ferretto observando um detalhe com uma lupa

Fatoriais maiores em função de fatoriais menores

Vejam que quando calculamos o fatorial do número 2, resolvemos o produto 2 x 1. Depois, ao calcularmos o fatorial do número 3, resolvemos o produto 3 x 2 x 1, ou seja, o produto do número 3 pelo produto equivalente ao 2!. Como todos os fatoriais seguem esse mesmo padrão, sempre será possível reescrever fatoriais de números maiores como o produto de alguns valores por fatoriais de números menores.

Querem ver onde essa ideia se aplica? Então, vamos simplificar algumas frações com fatoriais!

 

1.1 Exercícios Resolvidos sobre o Fatorial

Ferretto aponta para o quadro onde irá resolver exercícios

Simplifique as seguintes frações:

a.10!/8! b.5!/9! c.12!/9!3!

Para simplificar as 3 frações listadas acima, vocês poderiam, sem problema algum, escrever o produto completo de todos os fatoriais, realizar as multiplicações solicitadas, e por fim simplificar a fração resultante, caso fosse necessário. Contudo, não há como negar que isso daria um trabalho considerável. Por isso, nós vamos utilizar agora a técnica que acabamos de estudar, acompanhem!

A ideia é sempre observar o fatorial de maior valor que está presente na fração, seja no numerador ou no denominador. Em seguida, basta reescrever esse fatorial na forma de produto de alguns valores pelo fatorial de menor valor da fração. Posteriormente, é só colocar o fatorial comum em evidência, e pronto: temos a simplificação da fração!

10!/8!=90 5!/9!=1/3024 12!/9!3!=220

Bem tranquilo, não é, pessoal? Sendo assim, podemos partir para algumas notas importantes, fiquem de olho!

 

1.2 Por que 1! = 1 e 0! = 1?

aluna pensando qual seria o valor de zero fatorial

Parece lógico que o fatorial do número 1 seja 1, não é? No entanto, por que será que dizem por aí que o fatorial do número 0 também é 1?

Com toda a certeza existem diversas explicações para o caso. Mas uma delas, tem tudo a ver com o padrão que identificamos neste texto. Acompanhem o raciocínio comigo.

4! = 4 x 3 x 2 x 1 = 24  →  4! = 4 x 3!

Assim como podemos encontrar o valor de 4! com base no valor de 3!, também podemos fazer o contrário. Isolando o 3! da igualdade acima, temos o valor de 3! com base no valor de 4!.

3!=4!/4

Seguindo a mesma lógica para 2!, 1! e 0!, olhem só onde vamos parar!

0!=1!/1=1

Entendido? Então vamos a um último detalhe imprescindível para o estudo dos fatorais. Vem comigo!

 

1.3 NÃO existe fatorial de número negativo

placa chama atenção para o fato de fatorial negativo não existir

Conforme pode ser visto na imagem acima, não existe fatorial de número negativo. Contudo, é necessário termos em mente a seguinte diferença:

(– 4)! ≠ – 4!

Quando parênteses envolvem um número negativo do qual pede-se para extrair o fatorial, considera-se que a intenção é mesmo extrair o fatorial do número negativo. Dessa forma, sem dúvida alguma, o caso não tem solução. Contudo, quando não há a presença dos parênteses, considera-se que o fatorial é extraído apenas do número em si, sem considerar o sinal. Olhem só como funciona!

(– 4)! = ∄

– 4! = – (4 x 3 x 2 x 1) = – 24

Incrível, não é? Bom, agora já estamos preparados para conhecer e aprender a resolver as equações fatoriais. Quem pretende realizar alguns vestibulares logo mais, terá de vir comigo!

 

2. EQUAÇÃO FATORIAL

caderno onde o aluno irá resolver uma equação fatorial

Toda equação que envolve fatoriais, é conhecida como equação fatorial. Não parece, mas resolver equações como essas é simples, desde que se elimine, de alguma forma, os fatoriais existentes na igualdade. Para fazer isso, vamos usufruir de uma ideia semelhante a que utilizamos para simplificar as frações com fatoriais, vejam só!

 

(EsPCEx-2015) A solução da equação abaixo é um número natural:

equação fatorial da questão de vestibular

a. Maior que nove.
b. Ímpar.
c. Cubo perfeito.
d. 
Divisível por cinco.
e. 
Múltiplo de três.

Do lado esquerdo da igualdade, temos os seguintes fatoriais: (x – 1)! e (x – 3)!. Se fôssemos resolvê-los tal qual manda a definição, poderíamos dizer, por exemplo, que:

(x – 1)! = (x – 1) ∙ (x – 2) ∙ (x – 3) ∙ (x – 4) ∙ (x – 5)!

(x – 3)! = (x – 3) ∙ (x – 4) ∙ (x – 5) ∙ (x – 6) ∙ (x – 7)!

Reparem que a cada novo fator do produto é descontada 1 unidade do fator anterior, iniciando pelo valor original. Também poderíamos reescrever dessa forma os fatoriais do lado direito da igualdade.

x! = x ∙ (x – 1) ∙ (x – 2) ∙ (x – 3) ∙ (x – 4) ∙ (x – 5)!

(x – 2)! = (x – 2) ∙ (x – 3) ∙ (x – 4) ∙ (x – 5) ∙ (x – 6)!

Assim, podemos concluir que é possível reescrever o fatorial (x – 1)! em função do fatorial (x – 3)!, da mesma forma que é possível reescrever o fatorial x! em função do fatorial (x – 2)!. Fiquem de olho no que isso vai dar!

substituindo alguns fatoriais em função de outros chega-se em uma igualdade sem fatoriais

Após reescrevermos alguns fatoriais em função de outros, foi possível colocá-los em evidência, e em seguida, eliminá-los da equação. Agora é só uma questão de manipulação algébrica, vejam só!

manipulando a igualdade chega-se a uma equação do segundo grau

 

Quando uma equação fatorial resulta em uma equação do 2º grau

Bhaskara está pensando na fórmula quadrática

Assim, chegamos a uma equação do 2º grau! Resolvendo esta equação, seja pela Fórmula de Bhaskara, ou pelo método da soma e produto, encontramos as seguintes raízes:

x’= 8 e x” = – 5,5

– 5,5 não é um número natural, e sim um número inteiro. Por isso, o número natural que representa a solução da equação é o 8, um cubo perfeito.

E aí, que tal resolvermos mais uma equação fatorial? Vamos lá!

 

(PUC-RJ – Adaptada) Dada a equação abaixo, obtenha o valor de n.

equação fatorial da questão de vestibular

E agora, como iniciar esta resolução? Pessoal, o segredo sempre será reescrever os maiores fatoriais da equação em função do menor deles, de tal forma que seja possível colocar esse fatorial menor em evidência. Observem como essa ideia pode ser aplicada na equação acima.

(n + 2)! = (n + 2) ∙ (n + 1) ∙ n!

(n + 1)! = (n + 1) ∙ n!

resolução de equação fatorial leva a uma equação do segundo grau

Aplicando a fórmula de Bhaskara ou o método da soma e produto na equação acima, chegamos as seguintes raízes:

n’ = 5 e n” = –9

Já que não existe fatorial de número negativo, podemos concluir que o valor de n é 5.

E aí, o que acharam dessas equações? De fato, elas parecem assustadoras num primeiro momento, mas conhecendo a definição de fatorial direitinho, dá para resolvê-las rapidamente e garantir aquele acerto no vestibular, acreditem!

Certo, pessoal? Sendo assim, é chegada a hora de encerrarmos este texto! Espero que o conteúdo apresentado aqui tenha sido bastante proveitoso, e que os ajude a encarar os demais conceitos da análise combinatória com tranquilidade.

 

Quer uma super dica?

Se você curtiu esse texto, aproveite para conhecer a plataforma do Professor FerrettoClique aqui para saber como a plataforma funciona!

Conheça a plataforma

Deseja ter uma preparação completa em matemática e ciências da natureza? Então conheça os planos e cursos da plataforma do Professor FerrettoClique aqui e vem com a gente garantir a sua vaga no ensino superior!

Conheça os planos

Um abraço e até mais!