NÚMERO DE ELEMENTOS DA UNIÃO

14/06/2019

Existe uma fórmula capaz de definir facilmente o número de elementos da união entre dois conjuntos A e B. Baseando-se nela, é possível obter uma segunda fórmula: a do número de elementos da união entre três conjuntos, A, B e C.

 

Olá, pessoal! Como vão vocês?

Estamos bastante acostumados a encontrar o conjunto união entre dois conjuntos A e B. Contudo, dificilmente nos preocupamos com o número, ou com a quantidade de elementos desse conjunto. Não parece, mas a verdade é que essa informação pode nos ajudar a resolver diversas questões do ENEM, e principalmente de vestibulares.

Por isso, aprenderemos no texto de hoje a fórmula do número de elementos da união entre 2 e 3 conjuntos. Faremos também alguns exemplos, para consolidar todo esse conhecimento. Quem está pensando em prestar vestibulares logo mais, terá de seguir comigo!

Beleza, pessoal? Então, é hora de iniciarmos os estudos. Vem comigo!

 

1. FÓRMULA DO NÚMERO DE ELEMENTOS DA UNIÃO ENTRE 2 CONJUNTOS

Aluno apresentando a fórmula do número de elementos da união entre dois conjuntos

Então, o que acharam da fórmula apresentada na imagem acima? Eu sei, parece confuso determinar a quantidade de elementos do conjunto união entre os conjuntos A e B. Mas tenho certeza de que partindo de um exemplo, tudo ficará mais claro. Deem uma olhada nos conjuntos A e B descritos abaixo.

Exemplos de conjuntos A e B descritos por citação de elementos

A união entre dois conjuntos A e B pode ser definida como o conjunto formado pelos elementos que pertencem a A ou a B, de acordo com o texto União e Intersecção. Isso significa que a união dos conjuntos A e B apresentados acima, é um conjunto formado pelos elementos que pertencem ou a A, ou a B, ou a ambos os conjuntos.

Encontrando o conjunto união dos conjuntos A e B

Vejam que para determinar o conjunto união entre A e B, nós copiamos todos os elementos de A, e depois copiamos todos os elementos de B. Mas como haviam dois elementos em comum entre os conjuntos (6 e 7), não houve a necessidade de copiá-los novamente. Quando os conjuntos são representados na forma de diagrama, fica ainda mais fácil determinar união entre eles.

Representação em forma de diagrama da união dos conjuntos A e B

Claro! Neste caso, é só copiar todos os elementos dispostos no diagrama. Isso porque nessa forma de representação, os elementos comuns a ambos os conjuntos já ficam em evidência na região entrelaçada.

Bom, se os elementos que são comuns aos conjuntos A e B fazem diferença na hora de montarmos o conjunto união entre eles, é claro que também fazem diferença na hora de determinar o número de elementos deste conjunto, n (A B).

3 diagramas explicando onde estão os elementos de cada conjunto e da sua intersecção

Assim faz todo o sentido, não é mesmo? Como os termos n(A) e n(B) contabilizam o número de elementos comuns a ambos os conjuntos, precisamos descontá-los uma vez, ou estaremos levando em conta elementos repetidos.

 

1.1 Aplicando a fórmula do número de elementos da união

Aluno tomando café e aplicando as fórmulas em exercícios

Querem ver como é verdade? Contando os elementos do conjunto união que havíamos obtido, A B = {1, 5, 6, 7, 12, 3, 4}, é fato que este possui 7 elementos. Vamos usar a fórmula do número de elementos da união para ver se o resultado é equivalente.

Obtendo os elementos dos conjuntos A e B, e aqueles que são comuns a ambos os conjuntos

n (A B) = n (A) + n (B) – n (A ∩ B)

n (A B) = 5 + 4 – 2

n (A B) = 7

E não é que deu certo? Aproveitaremos a deixa para desenvolver um novo exemplo!

 

Dados os conjuntos A = {1, 3, 5 ,7, 9} e B = {2, 3, 5, 7}, determine o número de elementos da união de A e B.

Observando rapidamente os conjuntos dispostos no enunciado, podemos concluir que:

  • O conjunto A possui 5 elementos: 1, 3, 5, 7, e 9.
  • O conjunto B possui 4 elementos: 2, 3, 5, e 7.
  • Ambos os conjuntos possuem 3 elementos em comum: 3, 5 e 7, de forma que A ∩ B = {3, 5, 7}.

Assim, o número de elementos da união de A e B, é dado por:

n (A B) = n (A) + n (B) – n (A ∩ B)

n (A B) = 5 + 4 – 3

n (A B) = 6

Para provar que o resultado está correto, vamos encontrar o conjunto união de A e B. É possível perceber que ele realmente possui 6 elementos:

 B = {1, 2, 3, 5, 7, 9}

Representação em forma de diagrama da união dos conjuntos A e B do exemplo

 

3. FÓRMULA DO NÚMERO DE ELEMENTOS DA UNIÃO ENTRE 2 CONJUNTOS DISJUNTOS

Aluna apresentando a fórmula do número de elementos da união entre dois conjuntos disjuntos

Sendo A e B dois conjuntos disjuntos, ou seja, dois conjuntos que não possuem elementos em comum, é fato que A ∩ B = ∅. Assim, o termo n (A ∩ B) da fórmula do número de elementos da união se torna nulo, ou igual a zero. Isso possibilita resumir a expressão que acabamos de conhecer.

Quando dois conjuntos A e B são disjuntos, o cálculo do número de elementos da união de A e B se resume a expressão n (A  B) = n (A) + n (B).

Tranquilo, não é mesmo? Agora, para findarmos este texto com chave de ouro, vamos partir da mesma ideia aplicada ao número de elementos da união de dois conjuntos para deduzirmos a fórmula do número de elementos da união entre três conjuntos. A representação em forma de diagrama vai nos ajudar novamente. Vem comigo!

 

4. FÓRMULA DO NÚMERO DE ELEMENTOS DA UNIÃO ENTRE 3 CONJUNTOS

Fórmula do número de elementos da união entre três conjuntos no quadro negro

E aí, o que acharam do tamanho desta fórmula? Vamos começar nossa dedução partindo da representação em forma de diagrama de 3 conjuntos A, B e C. Pensaremos aqui em conjuntos que possuem apenas alguns elementos em comum, e por isso, seus diagramas poderão se entrelaçar.

Representação em forma de diagrama dos conjuntos A B e C entrelaçados

Destacaremos agora, separadamente, as regiões do diagrama em que estão presentes os elementos do conjunto A, B e C. Fiquem atentos ao que irá acontecer!

Representação em forma de diagrama com destaque aos elementos de A B e C

Quem reparou na imagem com atenção, percebeu que existem algumas regiões do diagrama que são comuns, por exemplo, aos elementos de A e B, A e C, B e C, e também de A, B, e C. Essas são as regiões de intersecção entre os conjuntos.

Representação em forma de diagrama com destaque nas intersecções de A B e C

Assim, se partirmos da ideia da fórmula do número de elementos da união entre dois conjuntos, em que primeiro se soma os elementos de todos os conjuntos, e depois subtrai-se o número de elementos repetidos, ou seja, o número de elementos presentes nas regiões de intersecção entre dois conjuntos, temos a seguinte fórmula:

n (A B C) = n (A) + n (B) + n (C) – n (A ∩ B) – n (A ∩ C) – n (B ∩ C) + n (A ∩ B ∩ C)

Incrível, não é? E pra quem achou essa fórmula muito difícil de memorizar, aí vai uma dica! Representem os conjuntos citados nas questões do ENEM e dos vestibulares que fizerem em forma de diagrama. Isso com certeza ajudará vocês a lembrarem de todas essas fórmulas que conhecemos hoje.

 

Encerrando o texto com mais algumas dicas!

Agora, convido vocês a dar uma olhada no vídeo que deixo em anexo logo abaixo. Nele, é possível revisar as operações de união e intersecção entre os conjuntos, e de quebra, resolver comigo uma questão prática sobre o número de elementos da união.

Gostou deste conteúdo? Clique aqui para saber como a Plataforma do Professor Ferretto funciona!

Conheça a plataforma

Deseja ter uma preparação completa em matemática e ciências da natureza? Então conheça os planos e cursos da Plataforma do Professor FerrettoClique aqui e vem com a gente garantir a sua vaga no ensino superior!

Conheça os planos

Um abraço, pessoal! Até mais!