ELEMENTOS DA CIRCUNFERÊNCIA E DO CÍRCULO

13/12/2019

Centro, raio, diâmetro, reta tangente, reta secante, corda, arco, flecha, setor circular e segmento circular: todos são elementos da circunferência e do círculo. Conhecer a definição de cada um desses elementos pode ser a chave para resolver diversos exercícios de geometria plana!

 

Olá, pessoal! Como vão vocês?

Nós já estudamos aqui no blog as definições de circunferência e círculo. Agora, estamos prestes a conhecer alguns elementos que pertencem a essas figuras. Quem quer saber tudo sobre o centro, o raio, o diâmetro, ou sobre as retas tangente e secante a circunferência, precisa acompanhar o texto comigo! Além desses elementos, nós vamos aprender a identificar a corda, o arco, a flecha e o setor e o segmento circular do círculo.

Existem alguns conceitos matemáticos, como os elementos da circunferência e do círculo, que são extremamente simples. Contudo, se eles não forem conhecidos, podem causar dúvida e um possível erro na interpretação das questões do ENEM e dos vestibulares. Mas quem é aluno do Professor Ferretto nem precisa se preocupar com isso! Na plataforma de ensino do Professor Ferretto tem aulas de matemática, físicaquímica e biologia 100% online, sobre todo o conteúdo de nível médio. Além disso, só lá vocês encontram centenas de questões do ENEM e de vestibulares resolvidas em vídeo, e mais uma série de vantagens. Quer obter a preparação completa para o ENEM e os vestibulares mais tradicionais do país? Então acesse o site, e vem comigo aqui!

Veja o site

Feito, pessoal? Nesse caso, podemos iniciar nosso estudo. Acompanhem todos os itens comigo!

aluno está confuso quanto aos elementos: secante segmento circular arco raio tangente diâmetro corda setor circular e flecha

 

1. CENTRO

centro da circunferência

Como foi abordado no texto Circunferência e Círculo, existe um ponto central que é equidistante de todos os pontos da circunferência. Esse ponto é conhecido como centro da circunferência.

 

2. RAIO

raio da circunferência

A distância do centro, até qualquer ponto da circunferência, é conhecida como raio da circunferência. Costuma-se representar o raio da circunferência pela letra R.

Depois de estudarmos esses dois elementos, vamos conhecer algumas retas que podem se relacionar com a circunferência. Vem comigo!

 

3. RETA TANGENTE

reta tangente a circunferência

Uma reta que passa muito perto da circunferência, e que a toca em um único P, é conhecida como reta tangente a circunferência.

 

4. RETA SECANTE

reta secante a circunferência

Uma reta que corta a circunferência em dois pontos distintos A e B, por exemplo, é chamada de reta secante em relação a circunferência.

 

5. CORDA

corda da circunferência

A parte da reta secante que é interna a circunferência, ou seja, o segmento de reta que sai do ponto A e vai até o ponto B, possui um nome especial. Ele é conhecido como corda da circunferência.

 

6. ARCO

arco da circunferência

Um arco é a porção compreendida entre quaisquer dois pontos de uma circunferência. O arco costuma ser representado pela letra l minúscula.

Se lembrarmos do elemento apresentado no item anterior, ou seja, da corda, veremos que para formar um arco, ao invés de sair do ponto A e ir até o ponto B em linha reta, basta sair do ponto A e ir até o ponto B sobre a linha que dá origem à circunferência. Por isso, é possível dizer que a corda é o segmento que une os extremos de um arco, e vice-versa.

 

7. FLECHA

flecha da circunferência

Os elementos que acabamos de estudar não soaram conhecidos? Pois é, quem lembra do famoso arco e flecha provavelmente vai ficar maravilhado com a relação que ele tem com a matemática. Para disparar perfeitamente uma flecha através de um arco, é necessário posicioná-la bem no meio do arco e da corda, certo? Pois então, a flecha da circunferência é o segmento de reta que une o ponto médio da corda ao ponto médio do arco.

 

8. DIÂMETRO

diâmetro da circunferência

Uma circunferência pode ter inúmeras cordas, de diferentes tamanhos. Contudo, sem dúvida alguma, a corda de maior comprimento de uma circunferência sempre será aquela que passa pelo seu centro.

Tecnicamente, do ponto de partida dessa corda, até o centro da circunferência, tem-se a medida do raio. Então, partindo novamente do centro da circunferência rumo ao ponto de chegada da corda, tem-se a medida do raio mais uma vez. Isso nos permite concluir que a corda máxima da circunferência, aquela cujo comprimento vale o dobro do comprimento do raio, representa o diâmetro da circunferência.

Neste momento, nós já conhecemos os principais elementos da circunferência. Mas é claro que o círculo, ou seja, a figura que representa o preenchimento da circunferência, também possui alguns elementos bem interessantes, e que costumam pegar de surpresa os alunos nas provas do ENEM e dos vestibulares. Por isso, sem mais delongas, vamos dar uma olhada nesses elementos.

 

9. SETOR CIRCULAR

setor circular do círculo

O setor circular é uma região do círculo delimitada por um arco e pelos dois raios que chegam até seus pontos extremos. Para facilitar essa definição, vocês podem associar o setor circular a uma deliciosa fatia de pizza.

uma fatia de pizza representa um setor circular

 

10. SEGMENTO CIRCULAR

segmento circular do círculo

O segmento circular é uma região do círculo delimitada por um arco e pela corda que une os seus extremos. E já que estamos falando em pizza, que tal associar o segmento circular a uma deliciosa borda de catupiry?

Pois é, pessoal, a matemática fica mais simples quando conseguimos enxergá-la através do nosso cotidiano. Por isso, quem quer ficar craque nesse assunto, não pode deixar de ver o vídeo que se encontra logo abaixo. Nele, eu falo sobre os principais elementos da circunferência e do círculo e também sobre uma série de outros assuntos que os envolvem.

E pra finalizar o texto com chave de ouro, deixo o seguinte convite. Já pensou em receber meus conteúdos exclusivos? É só fazer parte da lista de Conteúdos Exclusivos do Ferretto! Clique aqui para se cadastrar (é grátis!).

Quero receber conteúdos exclusivos

Beleza, pessoal? Espero que este conteúdo tenha sido muito proveitoso para os estudos de vocês. Aguardo todos no próximo post! Até mais!