ELEMENTOS DA CIRCUNFERÊNCIA E DO CÍRCULO
13/12/2019
Centro, raio, diâmetro, reta tangente, reta secante, corda, arco, flecha, setor circular e segmento circular: todos são elementos da circunferência e do círculo. Conhecer a definição de cada um desses elementos pode ser a chave para resolver diversos exercícios de geometria plana!
Olá, pessoal! Como vão vocês?
Nós já estudamos aqui no blog as definições de circunferência e círculo. Agora, estamos prestes a conhecer alguns elementos que pertencem a essas figuras. Quem quer saber tudo sobre o centro, o raio, o diâmetro, ou sobre as retas tangente e secante a circunferência, precisa acompanhar o texto comigo! Além desses elementos, nós vamos aprender a identificar a corda, o arco, a flecha e o setor e o segmento circular do círculo.
Feito, pessoal? Então, podemos iniciar nosso estudo. Acompanhem todos os itens comigo!
1. CENTRO
Como foi abordado no texto Circunferência e Círculo, existe um ponto central que é equidistante de todos os pontos da circunferência. Esse ponto é conhecido como centro da circunferência.
2. RAIO
A distância do centro, até qualquer ponto da circunferência, é conhecida como raio da circunferência. Costuma-se representar o raio da circunferência pela letra R.
Depois de estudarmos esses dois elementos, vamos conhecer algumas retas que podem se relacionar com a circunferência. Vem comigo!
3. RETA TANGENTE
Uma reta que passa muito perto da circunferência, e que a toca em um único P, é conhecida como reta tangente a circunferência.
4. RETA SECANTE
Uma reta que corta a circunferência em dois pontos distintos A e B, por exemplo, é chamada de reta secante em relação a circunferência.
5. CORDA
A parte da reta secante que é interna a circunferência, ou seja, o segmento de reta que sai do ponto A e vai até o ponto B, possui um nome especial. Ele é conhecido como corda da circunferência.
6. ARCO
Um arco é a porção compreendida entre quaisquer dois pontos de uma circunferência. O arco costuma ser representado pela letra l minúscula.
Se lembrarmos do elemento apresentado no item anterior, ou seja, da corda, veremos que para formar um arco, ao invés de sair do ponto A e ir até o ponto B em linha reta, basta sair do ponto A e ir até o ponto B sobre a linha que dá origem à circunferência. Por isso, é possível dizer que a corda é o segmento que une os extremos de um arco, e vice-versa.
7. FLECHA
Os elementos que acabamos de estudar não soaram conhecidos? Pois é, quem lembra do famoso arco e flecha provavelmente vai ficar maravilhado com a relação que ele tem com a matemática. Para disparar perfeitamente uma flecha através de um arco, é necessário posicioná-la bem no meio do arco e da corda, certo? Pois então, a flecha da circunferência é o segmento de reta que une o ponto médio da corda ao ponto médio do arco.
8. DIÂMETRO
Uma circunferência pode ter inúmeras cordas, de diferentes tamanhos. Contudo, sem dúvida alguma, a corda de maior comprimento de uma circunferência sempre será aquela que passa pelo seu centro.
Tecnicamente, do ponto de partida dessa corda, até o centro da circunferência, tem-se a medida do raio. Então, partindo novamente do centro da circunferência rumo ao ponto de chegada da corda, tem-se a medida do raio mais uma vez. Isso nos permite concluir que a corda máxima da circunferência, aquela cujo comprimento vale o dobro do comprimento do raio, representa o diâmetro da circunferência.
Neste momento, nós já conhecemos os principais elementos da circunferência. Mas é claro que o círculo, ou seja, a figura que representa o preenchimento da circunferência, também possui alguns elementos bem interessantes, e que costumam pegar de surpresa os alunos nas provas do ENEM e dos vestibulares. Por isso, sem mais delongas, vamos dar uma olhada nesses elementos.
9. SETOR CIRCULAR
O setor circular é uma região do círculo delimitada por um arco e pelos dois raios que chegam até seus pontos extremos. Para facilitar essa definição, vocês podem associar o setor circular a uma deliciosa fatia de pizza.
10. SEGMENTO CIRCULAR
O segmento circular é uma região do círculo delimitada por um arco e pela corda que une os seus extremos. E já que estamos falando em pizza, que tal associar o segmento circular a uma deliciosa borda de catupiry?
Pois é, pessoal, a matemática fica mais simples quando conseguimos enxergá-la através do nosso cotidiano. Por isso, quem quer ficar craque nesse assunto, não pode deixar de ver o vídeo que se encontra logo abaixo. Nele, eu falo sobre os principais elementos da circunferência e do círculo e também sobre uma série de outros assuntos que os envolvem.
E pra finalizar o texto com chave de ouro, deixo o seguinte convite: que tal conhecer a plataforma do Professor Ferretto? Clique aqui para saber como ela funciona!
Deseja ter uma preparação completa em matemática e ciências da natureza? Então conheça os planos e cursos da plataforma do Professor Ferretto. Clique aqui e vem com a gente garantir a sua vaga no ensino superior!
Beleza, pessoal? Espero que este conteúdo tenha sido muito proveitoso para os estudos de vocês. Aguardo todos no próximo post! Até mais!