Categories: Geometria Plana

ELEMENTOS DA CIRCUNFERÊNCIA E DO CÍRCULO

Centro, raio, diâmetro, reta tangente, reta secante, corda, arco, flecha, setor circular e segmento circular: todos são elementos da circunferência e do círculo. Conhecer a definição de cada um desses elementos pode ser a chave para resolver diversos exercícios de geometria plana!

 

Olá, pessoal! Como vão vocês?

Nós já estudamos aqui no blog as definições de circunferência e círculo. Agora, estamos prestes a conhecer alguns elementos que pertencem a essas figuras. Quem quer saber tudo sobre o centro, o raio, o diâmetro, ou sobre as retas tangente e secante a circunferência, precisa acompanhar o texto comigo! Além desses elementos, nós vamos aprender a identificar a corda, o arco, a flecha e o setor e o segmento circular do círculo.

Feito, pessoal? Então, podemos iniciar nosso estudo. Acompanhem todos os itens comigo!

 

1. CENTRO

Como foi abordado no texto Circunferência e Círculo, existe um ponto central que é equidistante de todos os pontos da circunferência. Esse ponto é conhecido como centro da circunferência.

 

2. RAIO

A distância do centro, até qualquer ponto da circunferência, é conhecida como raio da circunferência. Costuma-se representar o raio da circunferência pela letra R.

Depois de estudarmos esses dois elementos, vamos conhecer algumas retas que podem se relacionar com a circunferência. Vem comigo!

 

3. RETA TANGENTE

Uma reta que passa muito perto da circunferência, e que a toca em um único P, é conhecida como reta tangente a circunferência.

 

4. RETA SECANTE

Uma reta que corta a circunferência em dois pontos distintos A e B, por exemplo, é chamada de reta secante em relação a circunferência.

 

5. CORDA

A parte da reta secante que é interna a circunferência, ou seja, o segmento de reta que sai do ponto A e vai até o ponto B, possui um nome especial. Ele é conhecido como corda da circunferência.

 

6. ARCO

Um arco é a porção compreendida entre quaisquer dois pontos de uma circunferência. O arco costuma ser representado pela letra l minúscula.

Se lembrarmos do elemento apresentado no item anterior, ou seja, da corda, veremos que para formar um arco, ao invés de sair do ponto A e ir até o ponto B em linha reta, basta sair do ponto A e ir até o ponto B sobre a linha que dá origem à circunferência. Por isso, é possível dizer que a corda é o segmento que une os extremos de um arco, e vice-versa.

 

7. FLECHA

Os elementos que acabamos de estudar não soaram conhecidos? Pois é, quem lembra do famoso arco e flecha provavelmente vai ficar maravilhado com a relação que ele tem com a matemática. Para disparar perfeitamente uma flecha através de um arco, é necessário posicioná-la bem no meio do arco e da corda, certo? Pois então, a flecha da circunferência é o segmento de reta que une o ponto médio da corda ao ponto médio do arco.

 

8. DIÂMETRO

Uma circunferência pode ter inúmeras cordas, de diferentes tamanhos. Contudo, sem dúvida alguma, a corda de maior comprimento de uma circunferência sempre será aquela que passa pelo seu centro.

Tecnicamente, do ponto de partida dessa corda, até o centro da circunferência, tem-se a medida do raio. Então, partindo novamente do centro da circunferência rumo ao ponto de chegada da corda, tem-se a medida do raio mais uma vez. Isso nos permite concluir que a corda máxima da circunferência, aquela cujo comprimento vale o dobro do comprimento do raio, representa o diâmetro da circunferência.

Neste momento, nós já conhecemos os principais elementos da circunferência. Mas é claro que o círculo, ou seja, a figura que representa o preenchimento da circunferência, também possui alguns elementos bem interessantes, e que costumam pegar de surpresa os alunos nas provas do ENEM e dos vestibulares. Por isso, sem mais delongas, vamos dar uma olhada nesses elementos.

 

9. SETOR CIRCULAR

O setor circular é uma região do círculo delimitada por um arco e pelos dois raios que chegam até seus pontos extremos. Para facilitar essa definição, vocês podem associar o setor circular a uma deliciosa fatia de pizza.

 

10. SEGMENTO CIRCULAR

O segmento circular é uma região do círculo delimitada por um arco e pela corda que une os seus extremos. E já que estamos falando em pizza, que tal associar o segmento circular a uma deliciosa borda de catupiry?

Pois é, pessoal, a matemática fica mais simples quando conseguimos enxergá-la através do nosso cotidiano. Por isso, quem quer ficar craque nesse assunto, não pode deixar de ver o vídeo que se encontra logo abaixo. Nele, eu falo sobre os principais elementos da circunferência e do círculo e também sobre uma série de outros assuntos que os envolvem.

E pra finalizar o texto com chave de ouro, deixo o seguinte convite: que tal conhecer a plataforma do Professor FerrettoClique aqui para saber como ela funciona!

Deseja ter uma preparação completa em matemática e ciências da natureza? Então conheça os planos e cursos da plataforma do Professor FerrettoClique aqui e vem com a gente garantir a sua vaga no ensino superior!

Beleza, pessoal? Espero que este conteúdo tenha sido muito proveitoso para os estudos de vocês. Aguardo todos no próximo post! Até mais!

 

 

Thais Betina

Recent Posts

ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA

Energia potencial elástica é a energia armazenada na deformação elástica. Conhecê-la é fundamental para entender a conservação de energia. Vem…

4 anos ago

NÚMEROS IRRACIONAIS E REAIS

Os números irracionais e reais formam dois grandes conjuntos numéricos. Conheça a origem, a definição desses conjuntos e resolva exercícios…

5 anos ago

ASSOCIAÇÃO DE MOLAS

A associação de molas é uma tecnologia que permite modificar a dureza equivalente das molas de acordo a necessidade. Venha…

5 anos ago

MÓDULO DE UM NÚMERO REAL

O módulo de um número real representa a distância deste número até a origem da reta real. Aprenda a obter…

5 anos ago

EQUAÇÕES DO 2º GRAU INCOMPLETAS

As equações do 2º grau incompletas podem ser resolvidas facilmente, apenas isolando a incógnita x. Saiba como encontrar as raízes…

5 anos ago

MÉTODO DA SOMA E PRODUTO

O método da soma e produto é um método prático utilizado para determinar as raízes das equações do 2º grau.…

5 anos ago