COMO DETERMINAR A QUANTIDADE DE DIVISORES DE UM NÚMERO

A quantidade de divisores de um número inteiro positivo pode ser determinada pelo produto entre os expoentes dos fatores primos que correspondem a este número, quando acrescidos de uma unidade.

 

Olá, pessoal! Tudo certo?

Se vocês chegaram até aqui hoje, é porque desejam saber como encontrar a quantidade de divisores de um número inteiro positivo, não é mesmo? Pois então, saibam que vieram ao lugar certo! Neste texto, vou mostrar um passo a passo que tornará simples a busca pelo número de divisores de qualquer valor, mesmo que ele seja gigantesco! E o melhor de tudo, é que na sequência também vamos resolver uma série de exercícios. Assim, todos vocês estarão preparados para as provas do ENEM e dos vestibulares que tratarem do assunto!

Feito, pessoal?! Então, vamos começar! Peguem seus materiais de estudo e venham comigo!

 

1º PASSO: REALIZAR A DECOMPOSIÇÃO EM FATORES PRIMOS DO NÚMERO DESEJADO

 

Quando um número é reescrito na sua forma fatorada, ficam evidentes os expoentes dos fatores primos gerados. Esses expoentes serão muito importantes para o próximo passo que deveremos seguir. Por isso, se vocês não conseguiram enxergar nenhum expoente nos fatores acima, fiquem atentos a super dica ninja que eu mostro logo abaixo.

 

2º PASSO: SOMAR UMA UNIDADE AO EXPOENTE DE CADA FATOR PRIMO

 

3º PASSO: MULTIPLICAR TODOS OS VALORES OBTIDOS

 

Viram como é fácil? Descobrir a quantidade de divisores de qualquer número inteiro depende basicamente do processo de fatoração. Nesse sentido, algo que pode nos ajudar muito a agilizar as resoluções são os famosos critérios de divisibilidade, aquelas regrinhas que nos permitem determinar facilmente se um número é divisível por 2, 3, 5, 7 ou 11, e também por outros tantos números que não são primos.

Dada a dica, vamos ao momento que todos vocês estavam esperando: a resolução de exercícios sobre o assunto. Vem comigo!

 

Exercícios Resolvidos

 

Quantos divisores possui o número 6?

Calma, pessoal! Eu sei que é fácil determinar quantos divisores tem o número 6, mesmo sem realizar todo o processo que acabamos de aprender. Por isso, na verdade, nós vamos utilizar esse exemplo para comprovar que o método funciona! Pensem só: 6 pode ser dividido por 1, que é o divisor universal, por ele mesmo, e também pode ser definido como a multiplicação de 2 por 3, o que nos permite concluir que é divisível por esses dois fatores. 1, 2, 3 e 6: são 4 divisores!

Mas que interessante! Não é que 6 tem 4 divisores mesmo? Isso nos mostra que o método não tem erro! Contudo, para quem ainda está desconfiado, aí vai mais um exemplo!

 

Quantos divisores possui o número 20?

Para confirmarmos que 20 possui 6 divisores, podemos pensar num conceito parecido com o que sugerimos no exemplo anterior: o produto entre dois fatores que gera o valor numérico 20. Aí é só lembrar da conhecida tabuada: 2 x 10, 4 x 5, 5 x 4, 10 x 2, todas essas multiplicações dão origem a 20! Isso nos permite concluir que 2, 4, 5, e 10 são divisores de 20, além do 1, o divisor universal, e também do próprio número, o 20. 1, 2, 4, 5, 10 e 20: são 6 divisores!

 

Quantos divisores possui o número 90?

Agora ficou um pouco mais complicado definir quantos divisores tem o número 90 sem aplicarmos os passos que estamos estudando neste texto, não é mesmo? Sem problema algum, afinal, já sabemos que o método funciona. Hora de aplicá-lo mais uma vez!

Podemos aproveitar este exemplo para lembrar de mais um detalhe bem importante: ao realizar a decomposição de um número em fatores primos, não é extremamente necessário manter a ordem crescente entre os fatores. Poderíamos, por exemplo, ter realizado a decomposição do número 90 da maneira que vocês veem abaixo. No fim das contas, a sua forma fatorada continua sendo o produto entre 2, 3 elevado ao quadrado e 5, olhem só!

Bom, parece que 90 possui mesmo 12 divisores. Assim, antes de seguirmos para o próximo exercício, deixo para vocês uma tarefa de casa. Comprovem este resultado encontrando todos os divisores de 90. Começar por 1, o divisor universal, por ele mesmo, e por produtos que gerem esse valor, pode ser um ótimo caminho!

 

Quantos divisores possui o número 980?

Agora complicou um pouquinho, já que estamos trabalhando com um número de valor mais elevado. Mas se vocês utilizarem os critérios de divisibilidade, eu garanto, dá para otimizar bastante o processo. Acompanhem comigo!

980 e 490 são números pares, por isso, certamente são divisíveis por 2. No entanto, ao chegarmos em 245, poderíamos ter dúvida sobre qual fator primo utilizar. Realizando a soma entre os algarismos de 245 (2 + 4 + 5), temos o valor 11, que não é divisível por 3. Assim, é fato que 245 também não é divisível por 3. Mas a boa notícia é que 245 termina em 5, o que nos permite concluir que 245 é divisível por 5! Pronto, depois disso ficou fácil terminar a fatoração.

Quem diria que 980 pudesse ter tantos divisores? E o melhor, quem diria que seria tão fácil determinar essa quantidade? Para celebrar essa conquista, nada mais sensato do que fecharmos o texto com um clássico dos vestibulares. Vem comigo aqui!

 

Exercício clássico de vestibulares

Se o número 23 · 32 · 5x tem exatamente 24 divisores positivos, então esse número é:

Para não nos confundirmos com os dados do enunciado, vamos interpretá-lo com calma. Nós já temos um certo número N escrito na sua forma fatorada, e sabemos quantos divisores esse número tem. Ora, se a quantidade de divisores de um número pode ser definida como o produto entre os expoentes dos fatores primos que o definem, acrescidos de uma unidade, podemos começar somando uma unidade a cada expoente que nos é dado, para depois multiplicarmos esses resultados. Isso só poderá ser igual a 24!

Acabamos de descobrir o valor numérico do expoente de um dos fatores primos que definem o número N que estamos procurando. Agora ficou mais fácil: basta realizar o produto entre esses fatores, e chegaremos à solução do caso.

N = 23 · 32 · 5x

N = 23 · 32 · 51

N = 8 · 9 · 5

N = 360

 

Encerrando com algumas dicas!

Entendido, pessoal? Vejam como a matemática pode ser simples quando usamos as ferramentas certas! Por isso, não deixem de acompanhar todos os posts do blog. A cada semana, temos novos textos repletos de conteúdo e muitas dicas para vocês!

Gostou deste conteúdo? Clique aqui para saber como a Plataforma do Professor Ferretto funciona!

Deseja ter uma preparação completa em matemática e ciências da natureza? Então conheça os planos e cursos da Plataforma do Professor FerrettoClique aqui e vem com a gente garantir a sua vaga no ensino superior!

E como sempre, deixo em anexo um vídeo que complementa todos os conceitos que vimos aqui. Fica o convite para quem quiser assistir, revisar a matéria e decompor alguns números comigo, é bem rapidinho! No mais, espero que esse conteúdo os ajude a seguir firmes rumo a realização dos seus sonhos!

Um abração a todos! Até breve!

 

Katiany Rossi

Recent Posts

ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA

Energia potencial elástica é a energia armazenada na deformação elástica. Conhecê-la é fundamental para entender a conservação de energia. Vem…

4 anos ago

NÚMEROS IRRACIONAIS E REAIS

Os números irracionais e reais formam dois grandes conjuntos numéricos. Conheça a origem, a definição desses conjuntos e resolva exercícios…

5 anos ago

ASSOCIAÇÃO DE MOLAS

A associação de molas é uma tecnologia que permite modificar a dureza equivalente das molas de acordo a necessidade. Venha…

5 anos ago

MÓDULO DE UM NÚMERO REAL

O módulo de um número real representa a distância deste número até a origem da reta real. Aprenda a obter…

5 anos ago

EQUAÇÕES DO 2º GRAU INCOMPLETAS

As equações do 2º grau incompletas podem ser resolvidas facilmente, apenas isolando a incógnita x. Saiba como encontrar as raízes…

5 anos ago

MÉTODO DA SOMA E PRODUTO

O método da soma e produto é um método prático utilizado para determinar as raízes das equações do 2º grau.…

5 anos ago